FEC

Webmail


Licitações

Ciências Humanas

Pontão de Cultura do Jongo/Caxambu

PROJETO:
Pontão de Cultura do Jongo/Caxambu


COORDENADOR:
Elaine Monteiro


INVESTIMENTO:
400.000,00


VIGÊNCIA:
29/12/2010 à 24/10/2012


O Pontão de Cultura Jongo/Caxambu é um programa de pesquisa e extensão, desenvolvido em parceria com o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) e comunidades jongueiras. Principal articulador das ações do plano de salvaguarda do “Jongo no Sudeste”, o programa é coordenado pela professora Elaine Monteiro e realizado através de um convênio entre a FEC e o IPHAN.

 

O projeto teve como principal objetivo articular pontos de cultura e comunidades pertencentes à rede de memória do jongo e do Caxambu, localizados nos estados do Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais e Espírito Santo. Além disso, teve a finalidade de capacitar jovens de todas as comunidades envolvidas e difundir a cultura do jongo e do Caxambu.

 

Com o avanço do trabalho, o projeto chegou a um modelo de desenvolvimento de ações que hoje é tido como referência de salvaguarda do patrimônio imaterial nacional, é referência no que o IPHAN chama de pontões de cultura de bem registrado e exemplo de um bem da memória e da identidade negra brasileira.

 

O Jongo é uma manifestação cultural de matriz africana, referência em várias regiões dos estados do Sudeste brasileiro. Suas matrizes estão ligadas aos negros de origem bantu, cuja influência foi fundamental na cultura nacional. Ele se tornou um patrimônio cultural do Brasil em 2005, quando foi reconhecido como tal pelo IPHAN. Trata-se do primeiro patrimônio imaterial do país.


Elaine Monteiro

Graduada em Letras pela Universidade Federal do Rio de Janeiro; mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e doutora em Serviço Social, Política Social e Cidadania pela UFRJ.&

Código do projeto: 2915

Financiadores

UFF Finep Petrobras
projetos bolsa resultado edital público faculdade pregão UFF tecnologia concursos cadastro licitações empresas fornecedor compra candidato vaga release coordenador projeto auditoria engenharia

 

 

     

 

FEC - Fundação Euclides da Cunha de Apoio Institucional à UFF

Rua Miguel de Frias, Nº 123 - Parte, Icaraí - Niterói / RJ CEP: 24.220-001
 

Horário de funcionamento: 9h às 18h.
    Protocolo: 9h às 17h.

E-mail: fec@fec.uff.br

 

Compartilhar © Copyright 2012 Fundação Euclides da Cunha

Desenvolvido por Arte Digital Internet